terça-feira, 9 de abril de 2013

Plano de Aula - Iniciação ao Atletismo


APRESENTAÇÃO: Explicar que o conteúdo a ser trabalhado é o Atletismo, iniciando pela corrida.

Aquecimento: Alongamento

Atividade 1:

Nome da Atividade: Atividade lúdica para vivência da corrida em velocidade.
Desenvolvimento: Correr em todas as direções, em ritmo moderado, desviando-se dos colegas. Ao sinal do professor, parar de frente para um colega, cumprimentá-lo batendo com as duas mãos juntas no ar. Em seguida continuar correndo...

Parte Principal:

Atividade 1:

Nome da atividade: Introdução à corrida
Desenvolvimento: Alunos em fila em uma ponta da quadra. Ao sinal do professor deverão correr até o outro lado da maneira estipulada. Em cada exercício o aluno terá 3 tentativas, ficando registrado o menor tempo
1.    Corrida simples (ida e volta)
2.    Corrida simples segurando 1 bola (ida e volta)
3.    Corrida simples dar a volta em 1 cone e voltar
Ao final o professor dirá o menor tempo de cada aluno, explicando que ao final do conteúdo Atletismo repetiremos o “teste” para comparar os resultados.

Atividade 2:


Nome da atividade: Pega-pega de duplas
Desenvolvimento: Em duplas, posicionados um de costas para o outro em cima da linha central da quadra, um aluno é o nº 1 e o outro é o nº 2. Sempre o primeiro número falado pelo professor corre (pegador) e o outro número foge.

Atividade 3:

Nome da atividade: Pique-Bandeira
Desenvolvimento: 2 equipes cada uma deve defender a sua bandeira. Vence a equipe que “roubar” primeiro a bandeira da outra.

Volta à Calma:

Atividade 1:

Nome da Atividade: Maestro
Desenvolvimento: Todos sentados em círculo, estando apenas um aluno de fora. Escolhe-se um “maestro”, que executará movimentos e mudanças, os quais serão acompanhados por todos. O colega de fora tentará, a cada mudança, identificar o maestro. Terá três chances ou mais para tal. Alteram-se, várias vezes, tanto o maestro quanto o aluno de fora, sempre quando se consegue identificar ou não, após as tentativas.

Atividade 2:

Nome da Atividade: Ovelha perdida

Desenvolvimento: Uma criança é escolhida e seus olhos vendados e uma varinha é colocada em sua mão. Os demais alunos formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua varinha e pergunta: “Você é a minha ovelha perdida?” A pessoa apontada deve emitir um som disfarçando a voz. Se for reconhecida toma o lugar o cego, caso contrário tenta mais uma vez.

4 comentários:

  1. Essa aula é proposta para crianças de qual faixa etária?

    ResponderExcluir
  2. Essa aula é proposta para crianças de qual faixa etária?

    ResponderExcluir
  3. fica bom para 1º, 2º e 3º ano, porém dá pra usar com o pré tmb. (6 à 9 anos)

    ResponderExcluir