quinta-feira, 18 de abril de 2013

Plano de Aula: DIA DO ÍNDIO (19/04)




Aquecimento:

1    Nome da Atividade: Pique “Caçada do Curumim”
Desenvolvimento: O pegador é o Curumim e deve “caçar” os animais da floresta. Cada criança da turma “decide” qual animal da floresta é, e deve fugir do curumim imitando o animal que escolheu.

Parte Principal:

2          Nome da Atividade: Saltando o rio
Desenvolvimento: Fazer com corda ou barbante 1 rio com 2 margens. Os alunos deverão ficar em fila e um de cada vez deve saltar o rio de uma margem para outra. Gradativamente o professor deve ir aumentando a distância de uma margem à outra. Para incentivar, o professore deve dizer que nesse rio mora uma família de jacarés famintos!

             Nome da atividade: Teia de aranha
Desenvolvimento: O desafio é atravessar uma enorme teia de aranha que está no caminho dos curumins... Os alunos deverão passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada presa em cones) sem tocá-la.

            Nome da Atividade: Caminho da Onça
Desenvolvimento: Percorrer o caminho da onça pisando sobre as pedras (arcos), fazendo zig-zag nas árvores (cones), saltando o rio (corda no chão), etc. Para essa atividade a turma deverá estar dividida em equipes, e o professor cronometrará o tempo que cada equipe levará para percorrer o caminho da onça. Vence a equipe que fizer o percurso mais rapidamente.

Nome da Atividade: Corrida das Toras
Desenvolvimento: Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes. As equipes também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas. Os pares com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas segurando 1 bola (de preferência medicine Ball) que estará representando a tora. Se a bola cair, começam novamente. Ao chegar ao ponto final, nova dupla começa o percurso, carregando a bola.. Todos da equipe devem participar sempre aos pares e com as pernas amarradas. Vence a equipe que cumprir a tarefa em primeiro lugar.


Volta à Calma:

1    Nome da atividade: CAMA DE GATO – O GAME DOS INDÍGENAS
Desenvolvimento: Alunos sentados em círculo, passa-se 1 rolo de barbante e 1 tesoura de ponta. Cada aluno mede 3 palmos no barbante e corta. Dá um nó fechando as pontas, e em seguida desafia 1 colega para brincar de cama de gato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário