Aquecimento:
1.
Nome da atividade:
PIQUE “MÃE DA RUA”
Desenvolvimento: O espaço em que será realizado é
delimitado por duas linhas paralelas com a distância de mais ou menos 8 metros
entre elas, simulando o espaço de uma rua com duas calçadas.
As crianças se posicionam atrás de uma
das linhas e ficam voltadas na direção do espaço entre elas. Um jogador é
escolhido como pegador e se posiciona no centro do espaço de jogo. O desafio
para os fugitivos é atravessar o campo de jogo entre uma calçada e outra sem
ser tocado pelo pegador, caso isso aconteça o jogador pego assume essa função,
e o pegador passa a ser fugitivo.
Parte Principal:
2.
Nome da
Atividade: PRÁTICA DE CORRIDA
Desenvolvimento: Dividir a turma em equipes de 6-10 participantes!
No espaço da aula
disponibilizar diversos materiais como: cordas, pneus, bambolês, cones, elástico,
giz, etc. Cada equipe, uma de cada vez, deverá montar um circuito de corrida. O
professor deve combinar um tempo que cada equipe terá para organizar o circuito
(Ex: 5 minutos). Após pronto todas as equipes deverão experimentar o circuito.
Para aumentar a
motivação da atividade o professor pode cronometrar o tempo de cada equipe na
realização dos circuitos, e ao final anunciar a equipe campeã!
Outra sugestão é
fazer uma votação com a turma do circuito que eles mais gostaram de realizar!
Volta à Calma:
3. Nome da atividade: BRINCADEIRA DO LENÇO
Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos de 10 alunos que
ficarão assentados em fila na ordem que desejarem. O professor entrega um lenço
ao primeiro aluno de cada fila. Ao ouvir o sinal de início, o primeiro aluno se
levantará e amarrará o lenço com um nó, no braço direito, do seu colega de
trás. O segundo de cada fileira terá que desamarrar o nó com a mão esquerda,
levantar-se e amarrar novamente, no braço direito do terceiro aluno de sua
fila, e assim sucessivamente. Chegando ao último este fará o caminho inverso em
direção ao primeiro, amarrando agora no braço esquerdo do penúltimo fazendo com
que este desamarre com a mão direita, e assim sucessivamente. Vencerá a equipe
em que o primeiro aluno da fila se levantar, com o retorno do lenço a sua mão,
e abanar o lenço primeiro.
Reflexão: Nessa atividade a paciência era
um elemento importante, pois ao desempenhar uma tarefa onde as dificuldades são
evidentes, quanto mais afobado ficamos mais cometemos erros, ficamos nervosos e
provocamos a demora do resultado.
era tudo que eu queria, obrigada meus alunos vão adorar!!!!
ResponderExcluirAmando isso tudo
ResponderExcluirAmando isso tudo
ResponderExcluirAdorei com certeza farei com meus alunos.
ResponderExcluir